Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades:
Hiperplasia Prostática Benigna (Próstata aumentada)
Hiperplasia Prostática Benigna: diagnóstico e tratamento
A HPB representa uma das patologias mais frequentes do homem. É definida como aumento do volume da próstata secundária à proliferação epitelial e estromal da glândula. O aumento da próstata pode provocar obstrução do canal uretral e provocar sintomas urinários.
Os sintomas urinários podem ser classificados em obstrutivos e irritativos, veja a tabela:
A avaliação clínica se faz com a aplicação de um questionário composto de 7 questões que refletem com relativa precisão a intensidade dos sintomas e o grau de desconforto, denominado posteriormente por I-PSS (International Prostate Symptom Score), além do exame do toque retal. Alguns outros exames podem completar a avaliação clínica, como ultrassom, PSA, urofluxometria e outros.
O tratamento da HPB é usualmente realizado com o objetivo de aliviar as manifestações clínicas e corrigir intercorrências que possam existir, mas a principal finalidade da indicação do tratamento é melhorar os sintomas urinários. Para isso utilizamos terapia medicamentosa e cirúrgica.
As cirurgias para tratamento de hiperplasia de próstata existem há muitos e recentemente incorporaram diversas tecnologias, mas com princípio único de desobstrução do canal uretral.
A principal cirurgia é a chamada RTU de próstata, feito por via endoscópica sem cortes, podendo ser utilizadas diversas tecnologias, como monopolar, bipolar ou através de vaporização da próstata, como o GreenLight laser.
CONTATO
Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, envie um e-mail ou entre em contato através dos canais abaixo: